Pular para o conteúdo principal

Elo da Corrente -0 Lançamento de EP


De fato, o lançamento do EP não poderia ter sido em melhor hora, particularmente. Cabe aqui uma história pessoal deste humilde blogueiro para explicar a euforia. No fim do ano passado, passei as férias num paraíso fluminense chamado Angra dos Reis. Entretanto, nos primeiros dias de viagem, para honrar o meu azar, me deparei com chuva e frio. Lá pelo quarto dia, o sol finalmente deu as caras. E este vacilão, como se nunca tivesse visto na praia na vida, passou o dia inteiro no sol, sem protetor solar. Resultado: queimaduras de primeiro grau em quase toda a parte superior do corpo e fim de diversão. A casa onde fiquei era alta, e, da varanda, dava para ver o mar. Enquanto o resto do pessoal estava lá embaixo se divertindo, passei os dias naquela varanda, olhando a praia e ouvindo, adivinhem, "Após Algumas Estações", do Elo.


Posso dizer com segurança que, apesar de já ter ouvido incontáveis vezes o álbum, só naquele momento eu pude compreender todo o trabalho e me fez admirar ainda mais o trio formado por Caio, Pitzan e PG. A poesia inigualável dos emcees, diferente de tudo que vemos no Brasil, e as batidas bem cuidadas foram grandes companheiras naquele momento. Agora, em 2009, retornarei a Angra com o novo EP no MP3. Só espero não ficar todo queimado de novo para ouvir o trabalho.

Depois dessa pequena e triste história pessoal, vamos ao EP. "O Sonho Dourado da Família" é uma continuação do estilo do trio do Elo, com rimas muito além da impressão que temos ao ouvi-las pela primeira vez e um vocabulário riquíssimo. Tudo isso sem descuidar da parte musical: as levadas são pontuais e as batidas, inversamente proporcionais à exuberância dos versos. Excetuando a faixa título, com timbres tão ensolarados quanto este final de ano, a produção segue o caminho do submundo, com excertos sujos, batidas graves, numa mistura entre os pancadões Wu-Tang e a sujeira de um Madlib da vida.

Quanto aos versos, é até difícil falar sobre o trabalho, porque, assim como aconteceu comigo com "Após Algumas Estações", pode ser necessário um bom número de audições para chegarmos à plenitude da mensagem. Um exemplo disso é "Um Filme", um storytelling super detalhado no qual Pitzan e Caio interpretam dois personagens: o último precisa levar uma sacola para o primeiro, que irá se encontrar com o consumidor. O conteúdo não é revelado, embora o tom de urgência e sigilo sugira algo que não deva chamar muita atenção das pessoas. Aí, cabe a cada ouvinte interpretar o som: eu fico com a hipótese de ser uma metáfora ao trabalho de música dos caras; algo meticuloso, que deve ser feito com cuidado e atenção, sem se envolver com as pessoas erradas; talvez também um alerta bem sutil para a situação do artista independente, e toda a produção artesanal, desde a gravação do disco até a venda, que alguém nesta posição precisa enfrentar.

Outros temas não muito comuns são abordados por Caio e Pitzan. Em "A mãe", eles relatam a história de uma escrava vinda para o Brasil e todos os percalços que ela enfrenta em terra brasilis: o trabalho cruel e forçado, o estupro por parte do senhor etc. Até mesmo uma decepção com aqueles que deveriam ajudá-la está no script: depois de fugir para um quilombo, ela percebe que até lá a escravidão está presente, o que a leva ao suicídio. É claro que este é apenas um resumo da história; os emcees a relatam de forma muito mais poética e sutil.

Entretanto, eles mudam de marcha em "Democracia Aonde". Sai o discurso sutil e detalhista para versos que vão direto na jugular. O título já diz bem o teor da faixa, e as rimas correspondem às expectativas numa plétora de frases que logo vão estar na boca dos fãs: "Demoracia é o povo exercendo soberania / Mentira, isso não passa de sonho e fantasia / Olhe a sua volta, os valores trocados / tá tudo escancarado...". Adicione ao assunto sério uma seção de strings sinistras e você tem o tema ideal a ser tocado quando os corruptos forem para seu devido lugar.

Nos quase 20 minutos de audição, o que fica claro é que o Elo continua num caminho único, lapidando cada vez mais seu talento e estilo. Prova disso é "Sonho Dourado da Família", herdeira direta de faixas como "Sementes de Luz" e o "O Amanhecer", tanto na temática quanto nos instrumentais belíssimos. Com dois emcees extremamente competentes e capazes de gerar reflexões mesmo no verso mais simples, o Elo continua na linha de frente do rap brasileiro, com um feito difícil para qualquer artista: equilibrar música e mensagem sem perder qualidade em nenhum dos dois fronts.

Elo da Corrente - O Sonho Dourado da Família

01. O Sonho Dourado da Família
02. Se Faz Necessário Voar
03. Um Filme
04. A Mãe
05. Democracia Aonde?
06. Madrugada
07. Fim

Postagens mais visitadas deste blog

KID MC - O INCORRIGÍVEL [DOWNLOAD )

Já disponíveis para download, as músicas promocionais do álbum “ O Incorrigível ” de  Kid MC . Baixem as cenas… Farei O Que Puder (Prod. Levell Khrónico) Fecha A Boca (Prod. D.H.)

Soldados Suburbanos - Trama dos Nobre Terroristas/Download

01 - Introdução 02 - Mais Que Vencedor 03 - Flor da Sentinela 04 - Sou + Eu 05 - Trama dos Nobres Terroristas 06 - Minha Missão 07 - Uma Mãe Que Chora 08 - É Gangsta 09 - Elo da Corrente 10 - Apocalipse Final 11 - Nova Vida 12 - Cenário de Guerra 13 - Operação Bandido 14 - Perseguição 15 - O Impossível Ele Faz *Download com Liberação

L.A.T.R.O - "Terra do Gladiador" Download

O Rei (Cirurgia Moral) e o Duckjay (Tribo da Periferia) se juntam e fazem o disco L.A.T.R.O (Ladrão de Atitude Tem Respeito e Organização). Um CD que vem com 13 faixas com os dois rappers sempre na levada. Participam do CD os Rappers Look, Diey (3 Um Só) e Anjo Rebeld. EIS ENTÃO O CD DO L.A.T.R.O AQUI NO RAP LongaVida PARA DOWNLOAD CLIK NO LINK ABAIXO... http://www.megaupload.com/?d=7FNW6OED Ae o Play List: 01-SEM REGRAS 02-2x2 (part. EDILSON) 03-INFRATORES 04-TERRA DE GLADIADOR 05-É DESSE JEITO 06-TOCA NA CARA 07-QUEM NÃO QUER? 08-L.A.T.R.O 09-ERROS (part. LOOK e DIEY) 10-CORAÇÃO BANDIDO 11-VEJO 12-TÓXICOS S.A 13-PRONTO PRA GUERRA (ANJO REBELDE)