Ao buscar inovação, DJ e músico preparam disco que será lançado nos EUA
Hélcio Milito, percussionista fundador do Tamba Trio, grupo que se destacou nas décadas de 60 e 70, prepara um álbum em parceria com DJ Nuts, artista conhecido na cena pelos seus trabalhos com Marcelo D2 e por sua participação no documentário Brasilintime: Batucada com Discos, um encontro entre DJ Primo, Madlib, JRock, Cut Chemist, DJ Babu, Ivan Conti, Wilson das Neves e João Parahyba. O CD da dupla, a ser lançado nos EUA pelo selo californiano Mochila, ainda não tem título definido.
Jorge Du Peixe e Thalma de Freitas serão vozes raras no disco. Segundo Nuts e Milito, o disco será praticamente instrumental e com sonoridade afro. Ao abordarem o processo de criação do disco, os artistas demonstram respeito e admiração mútuos: o DJ chama Hélcio Milito de "Mestre", e o percussionista diz que se identificou com o trabalho de Nuts desde o começo do projeto. “Quando começamos a trabalhar juntos, vi que era isso que eu queria”, contou Milito, em entrevista ao jornal O Globo.
Disparos contra a estagnação
“O meio dos DJs é motivado por plugins, mas minha onda é analógica. Quando entendi que o toca-discos é orgânico, obedece as leis da física, vi que ele era um instrumento de percussão. Isso mudou minha música."
(DJ Nuts)
“Você pode ganhar dinheiro tocando jazz num bar nos Estados Unidos por toda a vida. Mas você vai ter que fazer aquele ‘pim’ naquela hora, no mesmo lugar, toda a noite. Aí, para aguentar isso, você tem que cheirar. E eu não cheiro, não faço nada disso.” (Hélcio Milito)
[+] Saiba mais sobre a parceria entre Hélcio Milito e DJ Nuts
[+] Visite o blog do DJ Nuts e baixe suas mixtapes
[+] Ouça as músicas do Tamba Trio
[+] Saiba mais sobre Hélcio Milito
[+] Visite o MySpace do DJ Nuts
[+] Leia sobre DJ Nuts na +Soma
[+] Leia sobre Hélcio Milito na +Soma
Por: Bocada Forte