Pular para o conteúdo principal

Mc Menestrel - Coluna de Setembro


Salve salve rapaziada, saudade deste espaço, o ano passou rápido e já estamos no 2º semestre, deixo aqui um salve a este blog que recentemente fez 1 ano fortalecendo o rap nacional.  Sempre ligado e compenetrado na cultura de rua acompanhei com veemência os últimos acontecimentos relacionados ao movimento hip hop, com saldo positivo conseguimos reverter algumas situações desfavoráveis e conseqüentemente conquistar mais espaço no sentido de representatividade no meio de comunicação de massa mais popular do país: a televisão.
No inicio do mês de agosto o presidente da TV cultura noticiou ao jornal “O estado de São Paulo” que o programa “Manos e Minas” sairia da grade de programação da emissora, por ser um ícone a bastante tempo e um dos únicos programas dedicados exclusivamente a cultura hip hop com alcance em âmbito nacional na TV aberta. A decisão da emissora gerou controvérsia e posteriormente, uma significante mobilização dos mais importantes representantes de nossa cultura, com diversos tipos de manifestações por diferentes mídias com grande ênfase na internet, resultando numa surpreendente mudança de decisão da emissora, por volta do dia 24, que confirmou a realocação do programa em sua grade de programação incluindo uma reformulação no mesmo.
Este acontecimento nos leva crer em duas realidades contraditórias. Neste fato ficou perfeitamente claro a força que demonstramos possuir, em contraposição ficou óbvio o quanto de que nossa desunião é uma realidade, até porque se esta mobilização repentina e breve fosse uma realização eminente nossa realidade e principalmente nosso futuro com relação a mudanças necessárias e até sobre o aspecto de construir espaços na mídia estariam diferentes, de uma forma mais conceitual e abrangente sem resquícios de qualquer dificuldade... É de parar pra pensar, sem dúvida.
Mudando da água pro vinho, mas sempre na trilha do rap, obra cinematográfica independente que promete é o filme “All you need is Love”, a trama do filme abrange questões como a incoerência entre a aparência e as múltiplas camadas da realidade, no longa podemos conferir composições e também as atuações de Sandrão, Z'África Brasil, Sombra, Bing Man, Fabiano Protagonista, Grilo13, Vinão Alobrasil, Chicão e Zulu SoulJha, entre outros, vale a pena conferir. Ainda neste mês o rapper Emicida foi um dos convidados do Jô no programa homônimo, descontraído na entrevista o Mc mostrou intimidade em frente aos holofotes globais semelhante a já conhecida com o mic em frente as batalhas, representou!
Falando em representar nas telas, não poderia esquecer o soldado do morro, MV Bill, que faz parte do núcleo de atores da novela global malhação. O rapper e agora ator, interpreta Antônio, um professor de matemática viúvo, que em casa é o pai severo da adolescente Júlia (Dandara de Morais), a decisão do rapper em atuar na telenovela gerou diversas opiniões e expectativas no meio da cultura, segundo as palavras do próprio em entrevista a uma revista pelo Twitter, ele disse entender a importância de ter uma novela condizente com a diversidade e os conflitos do povo brasileiro, e que seria uma contradição não participar, já que propôs idéias de mudança em diversos setores, e entende que os jovens da favela ao assisti-lo participar de um projeto como este, sentirão que estes lugares também podem ser ocupados por eles. Confesso que ainda não tive a oportunidade de acompanhar, mas fica aqui a idéia. É necessário representar, no sentido unilateral que esta palavra disponível em qualquer dicionário transpõe, isto é, não proponho desmistificar idéias e ideais por míseros e insignificantes espaços, e sim valorizar e saber desfrutar de oportunidades únicas em prol da cultura, sempre.
Afinal, conquistar espaços na mídia é importante, não só ao bolso de quem se propõe a tal posição (como diriam as más línguas), mas para todos nós, como frisei antes a união é necessária em todos os sentidos, torcer o nariz para quem se prontificou em abrir novos ares e oportunidades, não resolve, só atrasa, esse tipo de atitude existe nos quase 30 anos de movimento no Brasil, e é só olhar pra trás e ver o quanto nossa evolução foi irrisória de diversas maneiras e pontos de vista, como muitos, eu acredito que chegou a hora da mudança, seja ela com atitudes e até mesmo com pensamentos, pois é onde tudo se inicia.

Postagens mais visitadas deste blog

KID MC - O INCORRIGÍVEL [DOWNLOAD )

Já disponíveis para download, as músicas promocionais do álbum “ O Incorrigível ” de  Kid MC . Baixem as cenas… Farei O Que Puder (Prod. Levell Khrónico) Fecha A Boca (Prod. D.H.)

Soldados Suburbanos - Trama dos Nobre Terroristas/Download

01 - Introdução 02 - Mais Que Vencedor 03 - Flor da Sentinela 04 - Sou + Eu 05 - Trama dos Nobres Terroristas 06 - Minha Missão 07 - Uma Mãe Que Chora 08 - É Gangsta 09 - Elo da Corrente 10 - Apocalipse Final 11 - Nova Vida 12 - Cenário de Guerra 13 - Operação Bandido 14 - Perseguição 15 - O Impossível Ele Faz *Download com Liberação

L.A.T.R.O - "Terra do Gladiador" Download

O Rei (Cirurgia Moral) e o Duckjay (Tribo da Periferia) se juntam e fazem o disco L.A.T.R.O (Ladrão de Atitude Tem Respeito e Organização). Um CD que vem com 13 faixas com os dois rappers sempre na levada. Participam do CD os Rappers Look, Diey (3 Um Só) e Anjo Rebeld. EIS ENTÃO O CD DO L.A.T.R.O AQUI NO RAP LongaVida PARA DOWNLOAD CLIK NO LINK ABAIXO... http://www.megaupload.com/?d=7FNW6OED Ae o Play List: 01-SEM REGRAS 02-2x2 (part. EDILSON) 03-INFRATORES 04-TERRA DE GLADIADOR 05-É DESSE JEITO 06-TOCA NA CARA 07-QUEM NÃO QUER? 08-L.A.T.R.O 09-ERROS (part. LOOK e DIEY) 10-CORAÇÃO BANDIDO 11-VEJO 12-TÓXICOS S.A 13-PRONTO PRA GUERRA (ANJO REBELDE)