Pular para o conteúdo principal

O Futuro do Hip-Hop - As sementes de uma nova geração


Projeto que articula diferentes manifestações artísticas aproxima o hip-hop das crianças e adolescentes
O Futuro do Hip-Hop é um evento que reúne shows, discotecagens, exposições, oficinas de arte e estética. O diferencial desse projeto é o foco: crianças que têm alguma ligação com a cultura de rua e seus elementos. A DJ Vivian Marques, do coletivo Applebum, uma das organizadoras do projeto, pontua a importância da relação entre o hip-hop e os adeptos mais novos. “Investir nas crianças significa mantê-las longe da futilidade, do ócio, das drogas, crimes e afins. Inserindo educação e cultura, de certa forma, já abrimos um leque de opções do que podem fazer hoje e do que querem ser amanhã", explica ela. "Não que o hip-hop seja o melhor direcionamento, mas a música e a cultura podem dar uma visão de responsabilidade social, comprometimento, lazer e, quem sabe, até uma profissão. Vai da veia artística, do interesse e do livre arbítrio de cada um.” 
Segundo Vivian, o interesse das crianças veio por influência dos mais próximos, mas depois elas desenvolveram uma identidade própria. “O MC Tumtum, meu afilhado, ouvia rap desde a barriga da mãe e cresceu em meio à música, que tem presença constante no dia a dia de seus pais, tios, padrinhos e amigos. Ainda assim, se ele não gostasse, não daria atenção e até se incomodaria, mas, no entanto, presenciamos momentos em que ele estava dançando, cantando, fazendo rimas próprias e improvisando em idiomas que só ele entende, mas com muito ritmo, naturalidade e atitude. Sinto que o hip-hop na vida dele esteve presente no ontem, está presente hoje e continuará presente no amanhã”, conclui a DJ.

Vivian Marques acredita no rap feito pela atual geração de artistas - para ela, o rap de hoje acabou com o estereótipo de que para cantar e fazer rap é preciso ser pobre, de favela, sofrido e ligado ao tráfico ou ao crime. “O rap atual fala de vida, trabalho, fé, incentivo, amor, amizade e temas diversos. Respeitando o ritmo e a batida forte do rap de antes, mas com o flow e a alegria de uma nova geração, de novas visões e novas ideologias.”
A próxima edição do evento será realizada domingo (3/10), na Livraria da Esquina, na Barra Funda, em São Paulo. Os DJs mirins Marcel, Cindy e Murilo estão entre os destaques da festa, que também contará com o MC Tumtum e o b-boy Will Jackson. Clique aqui para saber como foi a primeira edição do projeto.

O Futuro do Hip-Hop:Dia 3/10, às 17h.
Apresentação: DJ Dandan.
Local: Livaria da Esquina (Rua do Bosque, 1254, Barra Funda, São Paulo/SP).

Por: Bocada Forte


Postagens mais visitadas deste blog

KID MC - O INCORRIGÍVEL [DOWNLOAD )

Já disponíveis para download, as músicas promocionais do álbum “ O Incorrigível ” de  Kid MC . Baixem as cenas… Farei O Que Puder (Prod. Levell Khrónico) Fecha A Boca (Prod. D.H.)

Soldados Suburbanos - Trama dos Nobre Terroristas/Download

01 - Introdução 02 - Mais Que Vencedor 03 - Flor da Sentinela 04 - Sou + Eu 05 - Trama dos Nobres Terroristas 06 - Minha Missão 07 - Uma Mãe Que Chora 08 - É Gangsta 09 - Elo da Corrente 10 - Apocalipse Final 11 - Nova Vida 12 - Cenário de Guerra 13 - Operação Bandido 14 - Perseguição 15 - O Impossível Ele Faz *Download com Liberação

L.A.T.R.O - "Terra do Gladiador" Download

O Rei (Cirurgia Moral) e o Duckjay (Tribo da Periferia) se juntam e fazem o disco L.A.T.R.O (Ladrão de Atitude Tem Respeito e Organização). Um CD que vem com 13 faixas com os dois rappers sempre na levada. Participam do CD os Rappers Look, Diey (3 Um Só) e Anjo Rebeld. EIS ENTÃO O CD DO L.A.T.R.O AQUI NO RAP LongaVida PARA DOWNLOAD CLIK NO LINK ABAIXO... http://www.megaupload.com/?d=7FNW6OED Ae o Play List: 01-SEM REGRAS 02-2x2 (part. EDILSON) 03-INFRATORES 04-TERRA DE GLADIADOR 05-É DESSE JEITO 06-TOCA NA CARA 07-QUEM NÃO QUER? 08-L.A.T.R.O 09-ERROS (part. LOOK e DIEY) 10-CORAÇÃO BANDIDO 11-VEJO 12-TÓXICOS S.A 13-PRONTO PRA GUERRA (ANJO REBELDE)