Pular para o conteúdo principal

Ricardo Beatbox - O beatbox do interior de São Paulo

Diretamente do interior paulista, Rodrigo Beatbox se destaca na arte de reproduzir instrumentos musicais com a boca e as cordas vocais

No palco, mais uma atração da noite é anunciada e não se trata de mais um grupo de rap. A percussão vocal do hip-hop é então chamada e atende porRodrigo Beatbox, 29 anos, que pega o microfone e já dispara um espectro diversificado de sons e efeitos. Os instrumentais feitos com a boca impressionam a plateia que, embora reduzida, fica extasiada com a performance. 

O que você tem na boca, mano?” É uma das perguntas que ele houve pouco antes de ser sabatinado com as perguntas para esta reportagem. De Mogi Mirim, no interior de São Paulo, ele enfrentou pouco mais de uma hora de estrada para chegar ao local do show - em Vargem Grande do Sul -  e exibir um pouco mais da arte que vem aperfeiçoando ao longo dos últimos oito anos. 

Rodrigo Beatbox conta que, desde criança, tem o dom de brincar com os sons e transformá-los apenas com a habilidade das cordas vocais e da boca, que hoje são acrescidos de muito estudo e até mesmo uma gaita, que saca do bolso durante o show para impressionar ainda mais o público.

Foi pela televisão que ele viu alguém apresentar, pela primeira vez, o beatbox, há cerca de 13 anos. Na ânsia de imitar o que tinha visto na telinha, descobriu o dom e a criatividade, que acredita serem provenientes de Deus. “Ele derrama as bênçãos naqueles que estão prontos para fazer a arte d`Ele e evangelizar também atrás do beatbox”, afirma, ao relatar que se converteu depois de sobreviver a um grave acidente de moto. Desde então, dedica-se ao talento que, aos olhos de todo o público, parece extremamente natural. 

O vasto repertório é o que o diferencia dos demais artistas que praticam a técnica no Brasil, e trazem comparações até mesmo com o Fernando Beatbox, tido como o grande ícone do beatbox no hip-hop brasileiro. Por vários minutos, Rodrigo Beatbox passeia por diversos sons e tons, risca discos, imita sons de scratches com perfeição, passa por sonoridades eletrônicas e, no samba, reproduz até uma cuíca. Seu repertório é muito bem preparado. Durante vários minutos, Rodrigo faz de sua boca o centro das atenções.

Aguardando a vez de entrar no palco, Biorki, vocalista do Shekinah Rap - atração da noite -, se admira com a desenvoltura de Rodrigo Beatbox. “Ele é muito bom. Tem todo um diferencial e manda muito no beatbox", elogia. "Ele consegue fazer todos os sons, desde o scratch ao som de uma balada. Enfim, é muito criativo." Ao final, o show fica completo com o acréscimo de voz e violão, que Rodrigo incrementa fazendo a bateria. E encerra apresentando um rap misturado com bossa nova.

A história de Rodrigo Beatbox faz um caminho inverso ao convencional. Ao invés de ater-se apenas ao público do hip-hop, ele busca reconhecimento e destaque em programas de TV e reality shows, tendo sido finalista do programa Astros, exibido pelo SBT em 2008, e participado, por duas vezes, do quadro “Se vira nos 30”, do Domingão do Faustão. Também já foi atração no programa Brothers, da Rede TV. 

Mas nem todas estas aparições trazem boas recordações. Os jurados do programa Astros desmereceram a técnica de reproduzir instrumentos musicais com a boca e Rodrigo Beatbox não alcançou o conhecimento desejado, embora hoje não lhe faltem convites para animar e se apresentar em bailes, festas e casamentos. “Fiquei entre os 10 melhores e fui bem elogiado. O vídeo que está no YouTube tem quase um milhão de acessos e vejo nisso o reconhecimento ao meu trabalho”, afirma. 

Porém, como a vida no hip-hop ainda não é fácil no Brasil e está distante de ser fonte de renda exclusiva para grande parte dos iniciantes, Rodrigo trabalha em uma concessionária de motos, que o patrocina. Como sonho, ele conta que deseja viver apenas do trabalho como beatboxer. “O mundo está cheio de violência, crime, tudo que não presta. Minha meta é, através da minha vida, passar uma mensagem positiva, de transformação”, finaliza. 

[+] 
Visite o site oficial de Rodrigo Beatbox


Por: Jéssica Balbino

Postagens mais visitadas deste blog

KID MC - O INCORRIGÍVEL [DOWNLOAD )

Já disponíveis para download, as músicas promocionais do álbum “ O Incorrigível ” de  Kid MC . Baixem as cenas… Farei O Que Puder (Prod. Levell Khrónico) Fecha A Boca (Prod. D.H.)

Soldados Suburbanos - Trama dos Nobre Terroristas/Download

01 - Introdução 02 - Mais Que Vencedor 03 - Flor da Sentinela 04 - Sou + Eu 05 - Trama dos Nobres Terroristas 06 - Minha Missão 07 - Uma Mãe Que Chora 08 - É Gangsta 09 - Elo da Corrente 10 - Apocalipse Final 11 - Nova Vida 12 - Cenário de Guerra 13 - Operação Bandido 14 - Perseguição 15 - O Impossível Ele Faz *Download com Liberação

L.A.T.R.O - "Terra do Gladiador" Download

O Rei (Cirurgia Moral) e o Duckjay (Tribo da Periferia) se juntam e fazem o disco L.A.T.R.O (Ladrão de Atitude Tem Respeito e Organização). Um CD que vem com 13 faixas com os dois rappers sempre na levada. Participam do CD os Rappers Look, Diey (3 Um Só) e Anjo Rebeld. EIS ENTÃO O CD DO L.A.T.R.O AQUI NO RAP LongaVida PARA DOWNLOAD CLIK NO LINK ABAIXO... http://www.megaupload.com/?d=7FNW6OED Ae o Play List: 01-SEM REGRAS 02-2x2 (part. EDILSON) 03-INFRATORES 04-TERRA DE GLADIADOR 05-É DESSE JEITO 06-TOCA NA CARA 07-QUEM NÃO QUER? 08-L.A.T.R.O 09-ERROS (part. LOOK e DIEY) 10-CORAÇÃO BANDIDO 11-VEJO 12-TÓXICOS S.A 13-PRONTO PRA GUERRA (ANJO REBELDE)